Qual a Diferença Entre o Filtro Físico e o Filtro Químico?

O filtro solar  não pode faltar na sua rotina de skincare. Ele deve ser usado todos os dias, independente da estação do ano. Este hábito é indispensável para obtenção de uma pele bonita e saudável, pois além de prevenir a formação de manchas e doenças, como o câncer de pele, evita o envelhecimento provocado pelo sol.

Cada tipo de filtro solar tem um modo  diferente para proteger a pele dos danos causados pelos raios ultravioleta (UV).

Continue a leitura e entenda sobre a diferença entre o filtro físico e o filtro químico.

Filtro solar físico: Também conhecido como bloqueador solar ou filtro mineral, contém óxido de zinco e/ou dióxido de titânio. Estes minerais fazem uma barreira física, que bloqueia os raios UV, impedindo que atinjam a pele. É como se nos escondermos atrás de uma parede.

Filtro solar químico: Contém compostos orgânicos, como avobenzona, octocrylene, octinoxate, entre outros. Estes filtros funcionam como “esponjas” que absorvem os raios UV, impedindo que penetrem na pele.

Se você tem uma pele sensível, sem dúvida, os mais indicados são os filtros físicos, pois são compostos por minerais encontrados na natureza, minimizando os riscos de alergia e irritação.

A principal diferença entre os filtros físicos e químicos está na textura e aplicação.  O  filtro físico deixa na pele uma camada branca, que é comumente chamada de “white cast”, devido aos minerais refletores. Para minimizar esse resíduo branco, muitos filtros físicos contém pigmento da cor da pele, que desaparece quando aplicado. Já os filtros químicos são bem transparentes e não deixam resíduos visíveis.

Outra diferença entre os dois produtos, é  o tempo que levam para começar  a fazer efeito após a aplicação. O filtro físico pode ser eficaz imediatamente após a aplicação, já o químico precisa de uns minutinhos para começar a funcionar, pois precisa ser absorvido pela pele para oferecer proteção total.

Então, qual é o melhor? A escolha entre um filtro solar físico e um químico muitas vezes depende das preferências pessoais, tipo de pele, condições de uso e tolerância individual a certos ingredientes . Para crianças e peles sensíveis, preferimos sempre os filtros físicos. Algumas pessoas optam por usar protetores solares que combinam ambos os tipos de filtros para obter benefícios complementares.

Lembre-se sempre de agendar sua consulta e conversar com seu dermatologista!

Compartilhe

Agende sua Consulta!

Obrigado por entrar em contato!

Sua solicitação está sendo processada por nossa equipe, fique atento ao nosso retorno que deve ocorrer o mais breve possível.

× Agendar Consulta!