Queixa frequente no consultório do dermatologista, a queda de cabelo não é patologia única, englobando inúmeras doenças e condições. Assim, diante de um paciente que se queixa de queda de cabelo, é importante antes de mais nada, saber o que houve com ele nos últimos meses, pois qualquer tipo de estresse físico ou emocional, pode ser a causa. Além disso, algumas doenças tem como sintoma a perda de cabelo. Também, é importante saber se iniciou ou interrompeu algum tratamento e que medicações usa regularmente. O exame detalhado do couro cabeludo, bem como a tricoscopia, irão nos ajudar a elucidar a causa e estabelecer o tratamento. Deve-se deixar bem claro se a queixa é de queda , ou seja , ele vê o cabelo cair ou se ele está percebendo a calvície, o cabelo está ficando ralo, o couro cabeludo aparente, porém ele não vê fios no travesseiro ou pelo chão.
É importante destacar também, que o cabelo tem um ciclo natural de crescimento e, aproximadamente, 10 % dos fios estão na fase de queda. Sendo assim, uma queda diária de até 100 fios é normal.
De acordo com a história e o exame físico do paciente, já na primeira consulta serão pedidos os exames necessários para confirmar a nossa hipótese diagnóstica e afastar as causas mais comuns de queda de cabelo.
Felizmente, hoje dispomos de inúmeros tratamentos para a queda de cabelo, desde medicações utilizadas de forma rotineira até tratamentos realizados no consultório como a terapia intradérmica, o microagulhamento e a terapia com luz de baixa intensidade. Além disso, vemos hoje uma evolução dos transplantes capilares, com resultados naturais e duradouros.
Portanto, o tratamento da calvície e da queda de cabelo, hoje é uma realidade com inúmeras opções de tratamento eficaz e uma consulta com o dermatologista é o passo inicial para a elucidação e solução deste problema.
Para mais informações sobre transplante capilar, acesse: