Várias patologias podem acometer as unhas, portanto, nem todas as alterações são micoses (fungos). Bactérias, traumatismos frequentes, em especial aqueles provocados pelos calçados, tumores benignos e malignos, alterações provocadas por determinados medicamentos e inúmeras outras causas, podem levar à mudanças no aspecto das unhas.
Assim sendo, evite a automedicação ou terapias sugeridas por profissionais não médicos, pois podem mascarar um problema ou dificultar o diagnóstico. Muitas vezes, um exame simples, como o clipping ungueal (cortamos um pedaço e mandamos para exame), é suficiente para fazer o diagnóstico da patologia subjacente, porém se o paciente já está usando alguma medicação, este exame pode ser comprometido.
No caso da micose, que é sem dúvida, a patologia ungueal mais frequente nos consultórios dermatológicos, não se recomenda o início do tratamento, sem que se tenha uma confirmação do diagnóstico. Isto porque, o tratamento vai levar alguns meses e precisamos ter certeza do diagnóstico.
Além das doenças, as unhas também sofrem alterações com o passar dos anos, ou seja, elas também envelhecem, não devendo ser esquecidas nos cuidados diários.