O acne é uma patologia que acontece principalmente na adolescência, fase da vida onde ocorrem mudanças hormonais que favorecem o aparecimento destas lesões. Não é raro, entretanto, encontrarmos adultos, especialmente mulheres, que também apresentam quadro de acne.
As lesões de acne acontecem na unidade pilo-sebácea, que é composta por uma glândula sebácea , acoplada a um pelo rudimentar, e as regiões comumente acometidas são a face, as costas e o colo. A lesão inicial é o comedão, popularmente conhecido como cravo, que é o resultado da obstrução da saída da unidade pilo-sebácea , levando a um acúmulo de sebo na glândula. Este acúmulo, propicia a proliferação do C.acne, bactéria que habita o local e que necessita de sebo para o seu desenvolvimento. Por fim , o acúmulo de sebo, somado a um maior número de C. Acne, levam a uma inflamação da lesão inicial, que agora é uma espinha.
A Dra Maria del Pilar Biot, explica que os quadros de acne variam muito, indo desde aqueles que apresentam somente comedões ( cravos) até casos mais graves com múltiplas espinhas, nódulos e até mesmo abscessos. O tratamento a ser instituído, depende de uma criteriosa avaliação, realizada pelo dermatologista e pode ser apenas tópico, ou com medicações por via oral, como antibióticos e Isotretinoína. No caso das pacientes do sexo feminino, também podemos utilizar os anticoncepcionais orais e os anti-androgenos como a espironolactona.
Além do uso das medicações tópicas e orais, podemos também realizar tratamentos no consultório , que irão acelerar a melhora das lesões . Os mais utilizados na Clínica Dermatológica Maria Del Pilar Biot são: a limpeza de pele , que tem por objetivo o esvaziamento das lesões, especialmente os cravos, os peelings superficiais, para retirada das camadas mais superficiais da pele e assim facilitar a eliminação das lesões existentes e prevenir o aparecimento de novas lesões e, ainda, as sessões de Luz Azul e Vermelha, que visam diminuir a inflamação e a vermelhidão, bem como a quantidade do C. Acne. Estes tratamentos com luz, também conhecidos como LLLT ( Low level light therapy ), são indolores e devem ser realizados semanalmente.
O tratamento da acne, deve ser iniciado tão logo surjam as primeiras lesões , evitando assim, o surgimento das temidas cicatrizes. Entretanto , quando estas estão presentes ,devem ser tratadas de forma eficaz, pois são motivo de constrangimento e baixa autoestima.
Para o tratamento das cicatrizes de acne, podemos utilizar o ácido hialurônico para preenchimento, os lasers, em especial o de CO2 e o Microagulhamento. A indicação do tratamento, vai depender do tipo de cicatriz e com frequência, utilizamos mais de uma modalidade em um mesmo paciente, para a obtenção de melhores resultados.