A Terapia fotodinâmica é realizada utilizando uma fonte de luz e uma medicação que deixa a pele mais sensível à luz (fotossensibilizante). Tem como principais indicações o tratamento do câncer de pele, não melanoma, e as lesões pré-malignas (ceratoses actínicas). Pode também ser utilizada para o rejuvenescimento da pele de áreas expostas ao sol e até mesmo para o tratamento de acne.
O tratamento é feito em duas etapas iniciando-se com a aplicação do medicamento fotossensibilizante, que deve ficar na pele por período que vai de 30 minutos a 3 horas, dependendo da lesão que está sendo tratada e da medicação utilizada. Após esse intervalo, a lesão ou região é exposta à luz azul, vermelha ou mesmo à luz solar. As células que absorveram o fotossensibilizante são então destruídas pela luz.
O tratamento é realizado no consultório ou ao ar livre, utilizando a luz do dia. Esta última opção é ideal para para tratar áreas com múltiplas lesões de ceratose actínica (campo de cancerização). No caso de lesões malignas o tratamento deve ser realizado no consultório, sendo necessárias duas sessões.
Os resultados clínicos e estéticos costumam ser excelentes.