As olheiras, aqueles círculos roxo-acastanhados, por vezes fundos, localizados abaixo dos olhos e que deixam uma aparência cansada, são queixa frequente nos consultórios dos dermatologistas. Mas , o que são as olheiras? Porque elas aparecem?
As olheiras são multifatoriais, ou seja, vários fatores contribuem para o seu aparecimento. A coloração acastanhada, se deve a um aumento da quantidade de melanina, pigmento que dá cor à pele. O tom arroxeado é consequência da visualização dos vasos que passam neste local e que como a pele é muito fina, são vistos por transparência. Além disso, é uma região com uma anatomia peculiar, com sulcos, bolsas e depressões.
Tendo em vista os múltiplos fatores que contribuem para o seu aparecimento, também para o tratamento das olheiras, dispomos de múltiplas opções. Sendo assim, o tratamento ideal vai depender do principal fator ou fatores causais. Por exemplo, nos casos onde o pigmento escuro é o sinal predominante, estão indicados os tratamentos para clarear a pele do local, como peelings, luz pulsada e até mesmo o laser de CO2. Quando a coloração é mais arroxeada ou castanho- arroxeado, o tratamento de eleição deve ser a Luz Intensa Pulsada, pois pega bem pequenos vasos (que contribuem para essa cor arroxeada) e pigmento castanho.
Os preenchimentos com ácido hialurônico, estão indicados para todos os pacientes que apresentem sulco nasojugal evidente (aquela depressão logo abaixo dos olhos) . Os resultados costumam ser excelentes, com melhora do aspecto cansado e muitas vezes também com diminuição da pigmentação. Muitas vezes , é necessário associar diferentes tratamentos, para obtenção de melhores resultados.
Seja lá qual for o tratamento indicado, o paciente deverá fazer uso diário de hidratantes, despigmentantes, vitamina C e produtos para estimular a produção de colágeno, com o objetivo de obtermos melhores resultados e para manutenção das melhoras obtidas com os procedimentos.