São manchas castanhas localizadas na face, podendo também acometer o colo e os braços. São mais frequentes nas mulheres, entretanto os homens também podem apresentar estas manchas. A causa do seu surgimento não está completamente esclarecida, porém, é fato que a gravidez e o uso de anticoncepcionais orais, precipitam o aparecimento e agravam esta condição. O que sabemos com certeza, é que a exposição ao sol é o principal fator no desenvolvimento do melasma.
Os pacientes que apresentam melasma, devem saber que esta é uma patologia crônica e que a proteção solar permanente é imprescindível para a manutenção dos resultados obtidos com o tratamento e para que não ocorram recidivas.
O tratamento é realizado com medicações despigmentantes como o ácido retinóico, a hidroquinona, o ácido kójico, ácido fítico e outras, em associação, como já dissemos, à uma proteção solar eficiente e constante.
Por via oral, têm sido utilizados com sucesso, o Polypodium Leucotomos e o ácido Tranexâmico.
Como tratamentos complementares, damos preferência aos peelings químicos superficiais e ao microagulhamento. Os tratamentos com laser e luz intensa pulsada não estão contraindicados, mas devem ser realizados com muita cautela.